Agência Marandu-UEMA realiza o Demoday da Jornada de Empreendedorismo Inovador

Por em 10 de outubro de 2023

No dia 27 de setembro de 2023, a Agência Marandu promoveu o Demoday da Jornada de Empreendedorismo Inovador. No evento, as equipes finalistas tiveram a oportunidade de se reunir e apresentar seus projetos. Foi uma demonstração de talento, criatividade e comprometimento, revelando o potencial empreendedor dos participantes e o compromisso da instituição com o fomento à inovação. O Demoday proporcionou um ambiente de compartilhamento de ideias e conhecimento, destacando a cultura da inovação e do empreendedorismo que vem crescendo na nossa universidade.

Para fechar com chave de ouro, contamos com a presença do nosso Magnífico Reitor, Dr. Walter Cannales Sant’anna, Drª Ligia Tchaika, Coordenadora do UEMANet; e a Comissão Avaliadora composta por Lucas Pinheiro representando a Equatorial, Apoena Mendes pela Vale, Cesar Guimarães do SEBRAE, Ana Paula do SOLuíses, Gabriel Mateucci representando a EMAP, Saulo Lima em nome da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e InovaçãoSECTI, Flávio Moura da Alumar e Nordman Wall, Presidente da FAPEMA.

Iniciada em 1º de junho, no evento Nordeste On (Neon), com a participação de 33 equipes e 165 participantes, a grande final da Jornada recebeu as 12 equipes finalistas onde eles puderam apresentar suas ideias e projetos que visam transformar e beneficiar a sociedade maranhense. Durante todo esse período, foram promovidos meetups, workshops e mentorias coletivas e por equipe.

Parabenizamos as equipes que chegaram a grande final da Jornada: Criatimon, E-protect, Gintegra, Greenventure, GTR, Malin, Mindset, Prosápia, Ycatufish e as três primeiras colocadas, Itarandu, Massaesc e Regentech.

Equipe Itarandu: 3ª colocada no Demoday, propôs a reutilização de TVs boxes, doadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), como uma plataforma inovadora ao ser convertida em dispositivo educacional voltado para o ensino de programação para alunos da rede pública.

Massaesc: A problemática tratada pela equipe de Bacabal, diz respeito ao descarte incorreto do óleo residual de frituras e o seu impacto em diferentes dimensões urbanas e ambientais.

Regentech: Os vencedores da Jornada de Empreendedorismo Inovador trouxeram ideias que tem relação com a indisponibilidade de empresas na região norte e nordeste para reconstrução e impressão 3D, especialmente de próteses ortopédicas personalizadas.

A Jornada de Empreendedorismo Inovador foi um marco na caminhada da Agência Marandu-UEMA e reforça o nosso compromisso com a comunidade universitária e a sociedade em geral, favorecendo a todos uma cultura inovadora e empreendedora para melhorias em todo nosso estado.

Por: Caio Marcos