Participe do Marandu Tech – A vitrine tecnológica que conecta a Uema ao mercado

Inscrições AQUI.

Programacao

Sobre o evento

No cenário contemporâneo, a inovação e a tecnologia são os motores que impulsionam o crescimento, a prosperidade e a transformação em todas as esferas da sociedade. Esses avanços tecnológicos têm o poder de remodelar a maneira como se vive, trabalha e interage com o mundo. Nesse contexto, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) desempenha um papel crucial como catalisadora do desenvolvimento regional, por meio da geração de conhecimentos, pesquisas aplicadas, promoção da cultura empreendedora e criação de soluções tecnológicas que atendam, prioritariamente, às demandas da sociedade maranhense.

Para reforçar essa vocação, apresentamos o Marandu Tech, a vitrine tecnológica que conecta a Uema ao mercado. Este evento é uma celebração do potencial inovador da Universidade e da sua capacidade de traduzir o conhecimento em ação. Trata-se de um estruturado arranjo institucional de indução à cultura da inovação, ao empreendedorismo e à introdução de novas tecnologias para conexão com os setores produtivos da sociedade. O evento é, sobretudo, uma exposição das capacidades criadoras da Uema sob a forma de projetos e soluções tecnológicas que não apenas atendem, mas também colocam o Maranhão no mapa da inovação.

Marandu Tech assume o propósito de colocar em revelo a rica fonte de ativos tecnológicos e forças produtivas da Uema à disposição da sociedade. O evento se configura como um espaço agregador ideal para expor, literalmente em vitrine, sua diversidade de laboratórios, núcleos, startups, empresas juniores, projetos e programas especiais, bem como o seu acervo de propriedade intelectual, entre livros, patentes, softwares e outros inventos, acessíveis para colaborar com o progresso do Maranhão. Em perspectiva, a Universidade se apresenta, não apenas como um ente acadêmico, mas como um forte agente de transformação socioeconômica, impulsionando o desenvolvimento sustentável, gerando trabalho e renda, e por consequência, contribuindo significativamente para elevação da qualidade de vida da população.

Compreendendo a conexão da Uema com os setores econômicos da sociedade como basilar para o desenvolvimento do Maranhão, o Marandu Tech posiciona-se como vetor para o estabelecimento de novas relações, para a transferência de conhecimentos, tecnologias e para a criação de parcerias estratégicas que fortaleçam e beneficiem os propósitos de todos os interlocutores. Mais do que um evento de aprendizado e inspiração por meio de oficinas, palestras, painéis temáticos e cases de inovação, trata-se sobretudo, de um compromisso compartilhado com a sociedade, em favor do seu futuro. Este é um momento singular em que a Uema e as forças produtivas do estado, cooperada e estrategicamente, podem traçar caminhos para a consolidação de um Maranhão mais robusto e próspero.