Incubadora

A Universidade Estadual do Maranhão tem como missão a criação de um programa de incentivo à formação de empreendedores nas cadeias produtivas maranhenses, visando inovações em produtos, processos produtivos e gestão. Para alcançar esse objetivo, a Universidade, por meio da Agência Marandu, criou em 2021 uma incubadora, que tem como objetivo abrigar empresas inovadoras resultantes de projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico originários do estado do Maranhão.

O intuito é fornecer um ambiente dedicado ao desenvolvimento dessas empresas, oferecendo assessoria empresarial, contábil, financeira e jurídica para garantir seu fortalecimento, melhorar seu desempenho e facilitar sua inserção no mercado.

A Incubadora, dentre outras incumbências, tem as seguintes metas:
a) Estimular a cultura do empreendedorismo inovador;
b) Procurar, capacitar e selecionar empreendedores que apresentem ideias de produtos, processos ou serviços inovadores, com potencial diferencial de mercado, viabilidade técnica e econômica;
c) Oferecer tutoria qualificada, capacitações e experiências na área de empreendedorismo para os selecionados aprimorarem suas ideias, protótipos e modelos de negócio;
d) Favorecer a criação de startups e spin-offs dentro do ambiente institucional por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicados à inovação.

Para cumprir seus objetivos, a Incubadora fornece apoio aos empreendedores interessados em criar ou consolidar empresas, disponibilizando espaços físicos compartilhados de co-working, infraestrutura e serviços. Além disso, busca estabelecer parcerias com instituições, organizações e empresas que contribuam efetivamente para a implementação e operacionalização da incubadora, alinhando-se às necessidades da comunidade e às políticas públicas.

A Incubadora também apoia empreendedores interessados em iniciar, ajustar, expandir ou consolidar seus empreendimentos, fortalecendo sua formação nos aspectos técnicos e gerenciais, facilitando o acesso a informações, incentivando a absorção de novas tecnologias e disponibilizando infraestrutura compartilhada.