Agência Marandu representa Uema em Seminário Catarinense do Agronegócio
Por marandu em 3 de setembro de 2025
O diretor da Agência Marandu, prof. Roberto Serra, representou a Uema como palestrante do III Seminário Catarinense do Agronegócio. O evento foi realizado no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Concórdia, e reuniu especialistas, produtores e estudantes para debater o futuro do setor.
Em sua participação, o prof. Roberto Serra apresentou a palestra “O agro é pop: a inovação fazendo tudo acontecer do campo à sala”. A exposição teve como objetivo desmistificar a imagem do agronegócio e apresentá-lo como um setor complexo e totalmente integrado ao dia a dia da população, indo muito além da porteira das fazendas.
A palestra destacou a enorme contribuição econômica do agro, que foi responsável por movimentar R$ 2,72 trilhões em 2024, o que representa 23,2% de todo o PIB brasileiro. Apesar dessa força, o diretor não deixou de abordar os grandes desafios do setor, que incluem o combate à fome, à má nutrição, à obesidade e a mitigação dos impactos ambientais.
O prof. Roberto Serra explorou as vastas possibilidades abertas pela inovação no campo. Foram discutidas tecnologias de ponta como agricultura de precisão, biotecnologia, internet das coisas (IoT), integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), energias renováveis e diversas ferramentas digitais. Esses avanços são fundamentais para reduzir desperdícios, aumentar a eficiência produtiva, promover a sustentabilidade e criar um canal mais direto entre quem produz e quem consome.
A participação da Agência Marandu em um evento de porte nacional, reforça o compromisso da Uema em conectar ciência, tecnologia e sociedade. A iniciativa ilustra o compromisso da universidade na busca de soluções sustentáveis e de alto impacto para os desafios presentes e futuros do agronegócio brasileiro.
A Uema segue, assim, cumprindo sua missão de gerar e compartilhar conhecimento que transforma realidades e impulsiona o desenvolvimento em todas as regiões do Maranhão e do país.
—
Por: Assessoria de Comunicação – Ascom/Uema