Semana do Pitch Reverso reúne ecossistema de inovação do Maranhão


Por em 24 de março de 2025



Um momento de troca de experiências entre empresas que fazem parte do ecossistema de inovação do estado. A Semana do Pitch Reverso está sendo promovida pela Agência de Inovação e Empreendedorismo da UEMA, Marandu. Grandes empresas apresentam desafios de inovação em busca de conexões com universidades, startups e demais empresas do ecossistema.

“Iniciativa única e inédita no estado do Maranhão, em que empresas que produzem o desenvolvimento se apresentam diante do ecossistema de inovação e fazem com que tenhamos todos consciência de quais são os reais desafios existentes nesse setor produtivo, para que encontremos juntos soluções, que possam colocar em outro patamar essas organizações”, afirmou Roberto Serra, diretor da Marandu, Agência de Inovação e Empreendedorismo da UEMA.

imagem apresentação pitch reverso

A primeira empresa a participar da rodada de Pitchs foi a Equatorial, que apresentou seus desafios, deixando as portas abertas para estudantes, pesquisadores e startups com propostas de soluções para os desafios apresentados.

“Para a Equatorial é muito importante estar participando do Pitch Reverso, que é um momento de apresentar as dores, as necessidades das grandes empresas, os gaps de tecnologia, e, isso abre uma oportunidade para pesquisadores, professores, alunos, startups e empreendedores. Que podem mandar e apresentar soluções e ideias, que possam ser incorporados nos negócios do grupo”. destacou o Executivo do Instituto de Ciência e Tecnologia do Grupo Equatorial, Lucas Pinheiro.

O Maranhão é ainda é um estado em desenvolvimento quando se trata de inovação e tecnologia.
“Para o ecossistema de inovação do estado, uma questão que deve ser fortalecida é toda essa parceria entre os entes, mas além disso o Maranhão não é um estado de ponta no desenvolvimento de tecnologias, então a tecnologia tem o desenvolvimento na academia e a academia conhece o que está sendo feito de ponta, mas na maioria das vezes não chega nas empresas locais”, enfatizou o professor Antônio Jacob Júnior.

plateia Pitch reverso Equatorial

Quem vem participando do evento reconhece o quanto iniciativas como estas são válidas para quem quer investir no conhecimento de novas tecnologias. “Pitch Reverso é uma excelente alternativa e oportunidade para as pessoas tanto do setor privado como sociedade civil conseguirem entender o momento e propor soluções e ideias para esses desafios, um incentivo a jovens universitários, que querem entender como funciona essa dinâmica do trabalho”, frisou a pesquisadora, Ruanne Josefa.

A Semana do Pitch Reverso acontece entre entre os dias 24 e 28 de março, sempre às 17hs. As próximas empresas serão Emap (25), Caema(27) e Alumar (28).



Últimas Postagens