SESRT, SYSTEM EXTRACTION AND SYNCHRONIZATION OF ROCKET TRAJECTORY

A rotina do programa inicia com a leitura de dados no formato txt, da trajetória nominal prevista em coordenadas cartesianas (X,Y,Z), que estão referenciadas na rampa de lançamento. Como também dados dos radares (Adour e Atlas) e dados de posicionamento angular (elevação e azimute) da antena de Telemetria em conjunto com os dados gerados equipamento Slant Range referenciados no local. Realizada a leitura dados o programa realiza a mudança de sistema de referência e realiza a paralaxagem (mudança de referencial para o sistema que se pretende referenciar). Os dados já referenciados para o ponto que se pretende observar, são extraídos as colunas de informações de rastreio (|TU | TR | El | Az | Dt | El | Az | ElDO | AzDO | AzDO | X | Y | Z | VX | VY | VZ | |V| | M |) nesta ordem para os radar e informações de posicionamento (|T. UN. | T. RL. | ELEV | AZIM | ELEVL | AZIM | VEL | VEL | ERRO | ERRO | NIVEL | ) da antena de Telemetria e infamações de distância radial do Slant Range (| D |). Realizada a extração o programa executa a comparação dos componentes: de Elevação, (El) dos radares e do posicionamento da antena de Telemetria; de Azimute (Az) dos radares e do posicionamento da antena de Telemetria; e a distância medida pelos radares e pelo equipamento Slant Range. Gerando e plotando gráficos das coordenadas (El,Az,D) individualmente em função do tempo real. Possibilita analisar desvio padrão dentro de intervalos da trajetória de rastreio do foguete, buscando dar ao usuário uma análise da dispersão da coordenada dentro do intervalo estabelecido pelo usuário, gerando os resultados na janela de comando (Command Window). Possibilita também analisar, o RMSE, dentro de intervalos da trajetória de rastreio do foguete em relação a trajetória nominal, buscando dar ao usuário uma análise da erro de precisão para o usuário na janela de comando (Command Window). Apresenta graficamente o erro absoluto entre as componentes extraídas do voo. Permite ainda apresentar um gráfico cartesiano em três dimensões referenciados na rampa de lançamento e exibir um marcador geográfico no mapa da web do ponto de impacto gerado pelos sensores.

O programa realiza de forma eficiente a extração e sincronismos de dados gerados pelos sensores de localização, gerando gráficos nas componentes em elevação, azimute e distância radial. Apresentando desempenho estatístico individualmente de cada coordenada. Permitindo realizar de forma eficiente uma análise de desempenho gerado pelos sensores durante o rastreio de foguetes. Em termos de produtividade, o sistema apresenta em forma gráfica o comportamento desempenhado pelo veículo para uma análise preliminar de voo. Dando condições de se avaliar a dispersão das componentes ao longo do voo, representando a comparação de forma gráfica dos dados de elevação, azimute e distância radial em função do tempo entre os sensores, em sistemas de coordenadas esféricos, sistemas de coordenadas geodésicos e sistemas de coordenadas cartesianos, além de permite uma visualização tridimensional do foguete em coordenadas cartesianas (X,Y,Z) e ponto de impacto gerado pelos dados de rastreio dos sensores e erro de posicionamento entre as coordenadas. Para critérios de qualidade programa ainda precisa de ajuste tanto pontuais, como também programar uma interface que possibilitem uma operação mais amigável com o usuário final. Mas em termos de qualidades nos resultados apresenta se como uma ótima ferramenta para a análise de voo dos foguetes, que pode ser útil na área espacial, podendo ser utilizados tanto por universidades, como centros de lançamento.

EWALDO EDER CARVALHO SANTANA / JONAS DE JESUS BARROS / JOSÉ PINHEIRO DE MOURA JÚNIOR / NILTON RODRIGUES CANTANHEDE / PAULO FERNANDES DA SILVA JÚNIOR

BR 512019001155-4

ED-06; FQ-16; IN-01; MT-06; SV-01