SATCOM – SISTEMA PARA ESTUDO DE VIABILIDADE ENLACE VIA SATÉLITE

O aplicativo SATCOM foi construído em 385 linhas de código, contendo um total de 17 campos de variáveis implementados, estas variáveis estão devidamente distribuídas em 13 funções
responsáveis por calcular e apresentar resultados como, a relação CIN, a margem de recepção,
além de apresentar o azimute e o ângulo de elevação para um melhor apontamento de antena
parabólica. O SATCOM foi pensado e construído com o intuito de auxiliar engenheiros de
telecomunicações bem como profissionais que atuam nas operações de tv por assinatura, no que
tange o apontamento de antenas parabólicas, de forma a facilitar o seu trabalho, tornando—o
mais organizado, prático, rápido e eficiente.
O layout do SATCOM foi desenvolvido de forma simples, prática e intuitiva de modo aumentar a produtividade das operadoras do SeAC (Serviço de Acesso Condicionado) trazendo mais qual idade e segurança na prestação dos seus serviços. O aplicativo SATCOM, está em sua primeira versão, foi otimizado para a banda C. Sendo assim SATCOM Conta com projetos futuros de implementação que o otimizem para a banda Ku, e otimizem a precisão de seus cálculos de C/N e margem através da medição dos sinais.

Cálculo dos ângulos de Azimute e elevação da antena parabólica, cálculo da relação C/N cálculo da margem. Assim o software é importante no apontamento da antena, tornando possível a viabilidade do enlace via satélite.

ROGERIO MOREIRA LIMA SILVA / WESKLLEN DA PENHA CASTRO

BR512022003599-5