SOFTWARE

A MALDIÇÃO DE BIBI COSTA – O MENINO DO GORRO DESBOTADO

Resumo

O programa utiliza conceitos de aprendizagem com jogos para criar uma experiência que facilite a absorção do conteúdo a ser ensinado - no caso específico desse programa, o ensino do folclore amazônico e das lendas de Belém do Pará. Por meio de críticas recebidas na primeira versão do jogo, optou-se para criar uma nova versão do jogo. O principal motivo da mudança de tecnologia se deu pelo fato de que o projeto inicial foi feito para leigos. O objetivo era ensinar sobre o processo de criação de jogos, neste caso optou-se pelo uso de uma ferramenta mais simples, que a maioria das pessoas sem conhecimento de desenvolvimento de software pudessem utilizar. Porém, uma vez que esta versão do RPG Maker possui uma série de limitações que acabariam prejudicando as mecânicas a serem utilizadas na nova versão do jogo, optou-se por utilizar em seu lugar a ferramenta de desenvolvimento Unity3D, bem mais robusta, e, consequentemente, não tão simples para usuários leigos. Entretanto, isso não veio a ser um problema, uma vez que, nesta etapa do trabalho, não se tinha o objetivo de repassar o processo de desenvolvimento à leigos.

Solução Proposta

Utilizar um Jogo eletrônico para ensinar estórias relacionadas ao folclore amazônico, isto é, fazer uso de um meio de entretenimento para transmitir um conhecimento

Autor

ANTONIO FERNANDO LAVAREDA JACOB JUNIO; WAGNER DE AZEVEDO COELHO

Propriedade Intelectual

BR512019000847-2

Campo de Aplicação

ED-06

Tipo de programa

ET-01; ET-02

Linguagem de programação

C#; UNITY



Contato

E-mail: coordenacao@propriedadeintelectual.uema.br
Telefone: (98) 99131-0337