PATENTE

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE POSIÇÃO DO FECHAMENTO DE CORREIAS TRANSPORTADORAS DO TIPO TUBULAR

O que é

A presente invenção trata de um sistema de medição e ensaio destrutivo com aplicação na área de manuseio de granéis sólidos por correias transportadoras do tipo tubular, visando a verificação de estanqueidade e a medição da resistência rotacional de roletes utilizados em painéis destes equipamentos. A invenção consiste em uma bancada de testes, composta por um sistema de medição da quantidade de unidades de massa necessárias para realizar a rotação da carcaça de um rolete ensaiado a partir de uma posição de repouso pré-estabelecida. Este quantitativo corresponde à resistência rotacional do rolete, compondo a observação do experimento. A bancada de medição tem por objetivo viabilizar o teste de estanqueidade num rolete em diferentes condições de envelhecimento sem as contribuições de outras variáveis além da fricção dos rolamentos e vedações. Através do uso de componentes eletrônicos e um adaptador utilizando impressão 3D, faz-se possível utilizar um pré-forma plástico para armazenamento das unidades de massa e registrar os dados observacionais dos experimentos realizados através de um computador conectado a um módulo de medição.

Inventor(es)

LEONARDO DOS SANTOS E SANTOS/ WERNER KLEYSON DA SILVA SOARES / PAULO ROBERTO CAMPOS FLEXA RIBEIRO FILHO / RODRIGO PEREIRA NETO

Estágio de desenvolvimento



Propriedade Intelectual

BR 10 2022 021830 7

Objetivo

A presente invenção o tem por objetivo viabilizar a verificação da massa necessária para rotacionar um rolete em diferentes condições de envelhecimento sem as contribuições de outras variáveis além da fricção dos rolamentos e vedações. Através do uso de componentes eletrônicos e um adaptador utilizando impressão 3D, faz-se possível utilizar um pré-forma PET para armazenamento das unidades de massa e registrar os dados observacionais dos experimentos realizados através de um computador conectado a um módulo de medição. Apresenta como diferencial a simplicidade e o baixo custo associado ao método, com fácil replicação em escala industrial, reduzido número de componentes, baixo consumo de energia, elevada mantenabilidade, facilidade de reprodução do método, facilidade de realização de análises e flexibilidade para uso de diferentes oxidantes líquidos, sejam estes industriais ou naturais.



Contato

E-mail: coordenacao@propriedadeintelectual.uema.br
Telefone: (98) 99131-0337