PATENTE

PROCESSO PARA LIMPEZA DE PERFIL DE RETARDO DE POTÊNCIA NO CANAL RÁDIO MÓVEL UTILIZANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

O que é

A presente invenção trata-se de um processo utilizado na limpeza de perfil de retardo de potência que são gerados após a sondagem de canais rádio móveis de uma determinada região. Esses perfis quando gerados, são formados tanto de sinais provenientes do transmissor como por sinais espúrios (ruídos), em decorrência dos efeitos da dispersão temporal que afeta o sinal propagado no canal rádio móvel, com aplicação na área de caracterização de canal de rádio propagação móvel, o qual é um ramo que impacta diretamente a otimização das redes de comunicações móveis. O processo de limpeza do perfil de retardo de potência bruto visando identificar aos sinais que de fato são multipercurso válidos proveniente do transmissor. O que difere esse processo dos demais é que ancorado nos princípios de redes neurais, um sinal padrão é gerado através do treinamento da rede RNA. O que é feito tomando dois subsistemas: o primeiro formado pela saída da RNA que é alimentada pelos multipercursos válidos proveniente da técnica CFAR e o segundo, pela a entrada da RNA, formada por sete parâmetros: limiar de recepção, média, mediana, desvio padrão, antecessor, sucessor, e potência do sinal. Depois de gerado o sinal padrão, ele será utilizado para detectar os sinais de multipercursos válidos. Tendo como principal vantagem o alto número de acerto de 91,38% e diferentemente do que acontece na técnica CFAR.


Inventor(es)

ROGERIO MOREIRA LIMA SILVA / SANDRA ELOI FERREIRA NOGUEIRA / AMANDA BEATRIZ CUNHA DOS SANTOS / LEONARDO HENRIQUE GONSIOROSKI FURTADO DA SILVA / LÚCIO FLÁVIO DE ALBUQUERQUE / JAIRON VIANA BATISTA / IGOR AMORIM SILVA / DENNER ARAUJO COSTA

Estágio de desenvolvimento

TRL-6 / TTRL-2

Propriedade Intelectual

BR 10 2019 023403 2 A2

Objetivo

Desenvolveu-se a presente invenção pois a mesma difere-se das demais em técnicas por utilizar o método da Inteligência Artificial RNA (RedesNeurais Artificiais) na realização da filtragem dos perfis de retardo de potência, possibilitando a identificação dos multipercursos válidos e a elemininação do ruído impulsivo. A técnica PLPPRNA consiste em extrair o perfil de retardo de potência do canal rádio móvel com maior acurácia, tomando como base um multipercurso válido padrão que foi gerado após o processo de treinamento da rede RNA. Para isso, faz-se necessário realizar a caracterização do canal rádio móvel através de técnicas de sondagens do canal que permitem encontrar os parâmetros estatísticos que estimem o comportamento do sinal que se propaga no canal rádio móvel.

Contato

E-mail: coordenacao@propriedadeintelectual.uema.br
Telefone: (98) 99131-0337